Google + Jovem Foodie: Sete alimentos que podem se tornar raros

9 de outubro de 2012

Sete alimentos que podem se tornar raros

Sabia que alguns alimentos que consumimos normalmente hoje podem, em um futuro próximo, ser extintos?
É impossível viver hoje em dia sem tomar conhecimento do efeitos das mudanças ambientais na nossa vida. Todos sabem muito bem que o aquecimento global, os danos na camada de ozônio e a poluição afetam direta e indiretamente a nossa qualidade de vida. Mas você sabia que tais alterações também podem gerar mudanças na alimentação humana? 
Veja alguns alimentos que, pelas alterações no clima, podem se tornar escassos:

Bacon

É bem improvável que o bacon e outros derivados suínos sumam das prateleiras do mercado, mas um aumento de preço será notado entre esse ano e o próximo. O motivo é simples: uma seca histórica assolou e quebrou a safra de soja e milho dos EUA, o que prejudicou a produção de ração para os suínos. O resultado é que a criação encarece e rende menos, e este baixo rendimento é repassado nos derivados. Bacon, presunto, pernil e outros acabam subindo de preço. Melhor aproveitar o bacon barato logo!


Chocolate

Quanto os termômetros marcam altas temperaturas, todo mundo reclama com o calor. Mas nem precisa de muitos graus a mais para atrapalhar a produção do chocolate: 2 a 3°C a mais no planeta causariam danos irreversíveis às regiões principais de cultivo de cacau (Gana e Costa do Marfim), o que tornaria a matéria-prima do cacau bastante escassa. A região baiana de Ilhéus também seria afetada.
Como esse aumento de temperatura já está previsto, o chocolate corre o risco de desaparecer em 40 anos, segundo o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT).

Whisky

Um bom Whisky só é produzido a partir de bons cereais (principalmente o malte). Com alterações climáticas, a Escócia não conseguiria colheitas com qualidade, além de sofrer com cheias. Seria um impacto econômico e cultural enorme, pois a bebida é culturalmente significativa.

Salmão

O avanço da civilização não pôs em risco de extinção muitos animais, entre eles o salmão. O aumento da temperatura global aqueceria os oceanos, o que altera o ritmo reprodutivo e o regime alimentar desse peixe, o que resultará em provável extinção.

Arroz

Ninguém desconfia, mas essa gramínea pode desaparecer: ao longo dos últimos 25 anos, o rendimento das plantações de arroz caíram de 10 a 20% em alguns locais. As regiões afetadas são justamente as que mais dependem desse alimento-base: Vietnã, Tailândia, Índia e China.

Mel

As colônias de abelhas estão diminuindo. Um exemplo: em 1950, havia cerca de 5,5 milhões colônias de produção de mel nos EUA, e este número caiu para 2,5 milhões em 2007. Este fenômeno está sendo observado por cientistas no mundo todo, mas ainda permanece sem explicação. Se nada for feito a respeito, o mel desaparecerá em breve.

Café

Para que bons grãos de café cresçam, são necessárias condições muito específicas de temperatura e chuvas (dias secos e chuvosos alternados). As alterações no clima tem alterado isso, causando danos nas plantações das regiões latino-americanas, principais produtoras do grão. Talvez o mundo fique sem café daqui a algum tempo.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!