Google + Jovem Foodie: Comidinhas pro dia das crianças

11 de outubro de 2012

Comidinhas pro dia das crianças

É, dia 12 de outubro era uma data especial pra mim até alguns anos atrás, quando meus pais ainda achavam que eu era criança. Hoje em dia, só restam as lembranças da época que entravam embrulhos de presente aqui, e eu fingia que não via, só pra não estragar a surpresa.
Lembro-me de quando eu ganhei meu Playstation 2 (há muito tempo mesmo), que minha mãe entrou com uma caixa embrulhada com o papel do Carrefour, e tentou passar sem que eu visse. Impossível, a caixa era grande. Ela olhou pra mim e começou a rir sem parar, e eu comecei a rir também, incrivelmente feliz. Bons tempos.
Hoje em dia eu acho que as crianças não ligam muito pra essas datas não, elas querem mais é o presente mesmo. Culpa da sociedade consumista. Acho que dia das crianças devia ser um dia pra celebrar a pureza da infância, um dia pra agradar os mais novos. Presentes, também. Mas mais que isso...
Por isso, separei algumas receitas típicas da infância, algumas até com significado especial pra mim. Porque você não bota a mão na massa e faz alguma(s) delas? É um cardápio infantil, para o dia infantil.
Mesmo que você não vá presentear nenhuma criança, faça a receita para presentear a criança que habita em você. As receitas do blog estão linkadas, e as que são externas estão na continuação do post. Vamos ver o que tem de bom na lista?

1 - Nuggets caseiros de frango


Tem comida com mais cara de infância que bons nuggets? Criança que é criança adora esse empanado, seja frito, assado ou comprado na lanchonete. A vantagem dessa versão caseira é que você sabe exatamente o que vai colocar - podendo variar o sabor como quiser - além de se livrar de algumas químicas e aditivos desnecessários.

2 - Bicho de pé

Quando eu era criança, minha mãe sempre fazia desse docinho para os aniversários. Depois de um tempo, eles passaram a ficar esquecidos por ela, mas eu sempre lembrava deles como um sabor de infância. Passei um bom tempo tentando relembrar e redescobrir essa delícia, até que este brigadeiro de morango entrou na moda novamente (pra minha felicidade).

3 - Mini chancliches

Essa receita pode servir para uma entradinha fácil e gostosa, mas também pode ser uma forma de integrar a criança na cozinha. Sem ir ao fogo, essas bolinhas temperadas de queijo agradam o paladar dos pequenos, mas garanto que eles vão gostar mesmo é da parte de fazer!



4 - Salada de frutas na casquinha

Isso é mais uma ideia do que uma receita propriamente dita. O diferencial dessa salada de frutas é o modo de servir: dentro da casquinha de sorvete. Vai ser uma sobremesa legal, saudável, e que sua criança poderá comer com a mão e sem fazer sujeira. O que leva? O que você quiser: morango, manga, kiwi, banana, melão, amora, pêssego, groselha, leite condensado...

5 - Sanduíches/sonhos de bisnaguinha

Novamente, mais uma ideia do que receita. Aqui, o recheio depende apenas do gosto da criança. Para sanduíches, você pode sugerir presunto, queijo, salsicha, hambúrguer, peito de peru, requeijão, milho e muito mais. Para os sonhos, a dica: recheie com doce de leite ou creme de confeiteiro, e frite até ficar douradinho. Ou sirva sem fritar, porque já é uma delícia!

6 - Brigadeirão Jovem Foodie

Esse não podia ficar de fora! Meu brigadeirão querido, que já foi até assunto de vídeo-receita hehe. Diz aí se não é uma boa pedida, tanto pras crianças quanto pros adultos-formiguinha? O brigadeirão é fácil, barato e te garanto: delicioso!


A lista não acabou por aqui não: as receitas do nugget e do bicho de pé estão na continuação do post. E eu também quero suas sugestões: o que você sugere para fazer nesse dia das crianças? Qual receita marcou sua infância? Me conte nos comentários!

Agora, as receitas:

Bicho de pé

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de margarina
  • 1 caixa de gelatina de morango
  • Açúcar cristal comum ou colorido
Em uma panela, misture o leite condensado na margarina, e leve ao fogo baixo até ferver. Adicione a gelatina de morango, mantenha o fogo baixo, e mexa até dar o ponto de brigadeiro (desgrudando do fundo da panela).
Espere esfriar para fazer as bolinhas, e passe no açúcar cristal.

Nugget caseiro de frango

  • 500g de peito de frango cru moído
  • 1 envelope de sazon ou o tempero fresco de sua preferência
  • 3 colheres de farinha de trigo ou maisena (ou mais, até dar liga)
  • 1 colher de chá de azeite
  • Ovo, farinha de rosca e parmesão (opcional) para empanar
  • Óleo para fritar
Misture todos os ingredientes (exceto o ovo, a farinha de rosca e o óleo) até que se transforme em uma massa uniforme e ligada. Modele a massa com o auxílio de uma colher, e leve para a geladeira para firmar. 
Bata o ovo em um prato e reserve. Coloque a farinha de rosca e o parmesão em outro prato, e misture. Retire os nuggets da geladeira, passe pelo ovo e pela farinha, e frite em imersão no óleo bem quente, até que fiquem dourados. Escorra em papel toalha antes de servir.
Se você preferir, também pode assá-los. Ficam deliciosos e muito mais saudáveis.
Sirva com ketchup e mostarda, molho rosê, ou junto com o prato de comida.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!