Google + Jovem Foodie: Hoje é o dia da Engenharia de Alimentos

16 de outubro de 2012

Hoje é o dia da Engenharia de Alimentos

êêê Parabéns pra mim!
Ok, eu ainda não sou formado, mas estou muito feliz pela data de hoje: no dia 16 de outubro é comemorado o dia do Engenheiro de Alimentos.

Como eu já comentei aqui, eu curso Engenharia de Alimentos na UFRJ, curso sob a coordenação da Profª Drª Ana Lúcia Vendramini.
Atualmente estou no segundo período.

Mas o que faz um Engenheiro de Alimentos?
Essa é uma pergunta muito comum. Quem não conhece direito o curso sempre faz alguma confusão com os profissionais da Nutrição e da Gastronomia.
O foco do Engenheiro de Alimentos é bem próprio: este profissional está habilitado para administrar e planejar as atividades industriais relacionadas a indústria alimentícia, pesquisar e desenvolver novos produtos, melhorar o rendimento evitando perdas desnecessárias de matéria-prima, coordenar o controle de qualidade de uma indústria, além de muitas outras atividades e áreas de interesse... O Engenheiro de Alimentos estuda sobre o alimento em si (como matéria prima) e sobre as possíveis transformações e processamentos com fins industriais. Não nos atarefamos no preparo de um único prato (gastronomia) ou as rotas metabólicas do alimento na fisiologia humana (nutrição).
No Brasil, a demanda por Engenheiros de Alimentos vem crescendo. A atual tendência da indústria está em substituir os antigos Químicos e Engenheiros Químicos por Engenheiros de Alimentos nas indústrias alimentícias. Além disso, há toda uma preocupação com a qualidade, a saudabilidade e o aumento na demanda de alimentos. A população cresce, mas as áreas agricultáveis não.

Eu tenho muito orgulho do curso que escolhi. Não foi "falta de opção", pois eu já entrei no vestibular sabendo que era isso que eu queria. Sempre me interessei sobre alimentação e indústrias, e esse curso unia todas as minhas áreas de interesse (principalmente Química e Biologia).
No futuro, EU pretendo fazer gastronomia, mas por puro interesse pessoal de aprendizado. Não há relação entre os cursos apesar disso.

E por fim, deixo aqui um abraço e um parabéns ao meu amigo e engenheiro de alimentos, Rafael Zambelli, da UFC (Federal do Ceará), que foi como um guia na minha época de vestibular, me mostrando todas as nuances do curso. E também um parabéns a todos os meus colegas de faculdade e de profissão.

Feliz 16 de outubro, dia da Engenharia de Alimentos!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!