Google + Jovem Foodie: Pavê da Mônica (minha mãe)

1 de setembro de 2012

Pavê da Mônica (minha mãe)

Ou pavê de coco, ou pavê de beijinho

Toda família tem suas receitas tradicionais, não é mesmo? Talvez aquela macarronada da avó paterna, ou o doce de goiaba da avó materna, a churascada do avô ou o bolo de chocolate da tia... Sempre tem, e na minha família tem muitas!
Eu lembro que quando a minha avó materna era viva (dona Lindovan, mas que preferia ser chamada de Vânia haha, vai entender), ela fazia uns doces de frutas que puuutz! Eu era pequeno, mas lembro que o doce de abóbora dela (com bastante cravo) tinha aquela textura puxa-puxa perfeita, sabe? Minha avó paterna (dona Dalva), que é viva até hoje, faz um manjar branco que parece que só ela acerta o ponto, apesar de não ter nenhum mistério pra fazer.
Um que eu fiz uma vez, ficou mais seco que o da minha mãe :/
Não é só coisa de vó não, minha tia Cláudia e a filha dela (Carol) fazem um pavê de Trakinas que é de comer ajoelhado, de tão perfelhicioso!
Eeee também tem o que minha mãe faz: um pudim de leite condensado que de tão bom chega a ser exigência em festas de família, e o pavê de coco que é assunto do post de hoje.

O pavê de coco é uma receita tradicional, de preparo simples e de custo não muito elevado. Eu brinquei com "Pavê da Mônica" porque é assim que a gente se refere a esse pavê por aqui. Nenhum outra pessoa da família leva o nome no prato, só o "pudim da Mônica" e o pavê. Quem começou com isso do "pavê da Mônica", se eu não me engano, foi a empregada daqui, que disse que a filha dela havia provado um pedaço e não parava mais de falar sobre o tal pavê da Mônica. Hehe pois é, quem diria :)
E é muito bom mesmo e fácil de fazer, quer ver?

Pavê da Mônica 

(ou pavê de coco ou de beijinho)

Ingredientes:

  • 2 latas de leite condensado (2 x 395g)
  • 2 latas de creme de leite (2 x 300g)
  • 2 garrafinhas de leite de coco (2 x 200 ml)
  • 2 sacos de coco ralado (2 x 100g) - de preferência o "úmido e adoçado"
  • 3 a 4 pacotes de biscoito maisena 
  • Leite integral

Modo de fazer:

Em uma panela, colocar as duas latas de leite condensado e meio saco do coco ralado. Em fogo médio, ficar mexendo esta mistura constantemente até que engrosse (vai ficar antes do ponto de beijinho de enrolar).
Camada de biscoitos: Em uma tigela, colocar as garrafinhas de leite de coco e meia garrafinha (use a de leite de coco pra medir) do leite integral. Pegue os biscoitos maisena e os umedeça rapidamente nesse líquido acima. Não deixe que eles fiquem muito tempo, senão desmancham.
Forre o fundo de uma travessa com os biscoitos molhados.
Camada de beijinho: Por cima dos biscoitos, faça uma camada com um terço do beijinho (do primeiro passo). Você pode ir colocando às colheradas, e espalhando com o fundo da colher, com cuidado para não deslocar os biscoitos.
Camada de creme de leite: Por cima da camada de beijinho, coloque uma camada de creme de leite (com o soro misturado) e espalhe bem.
Você pode variar a quantidade de camadas, mas aqui fizemos essa ordem: biscoito, beijinho, creme de leite, biscoito, beijinho, creme de leite, biscoito, beijinho, creme de leite, coco ralado, biscoito, creme de leite.
Por cima da última camada de creme de leite, coloque o coco ralado para decorar. Pode caprichar, que vai dar um efeito legal.
Dicas: Se a tigela for transparente e você não quiser deixar as camadas à mostra, você pode colocar alguns biscoitos umedecidos grudados nas laterais.
As camadas inferiores podem ter biscoitos quebrados, mas tente colocar ao menos na ultima camada apenas biscoitos inteiros. Será possível vê-los através do coco e do creme, e assim o pavê fica mais vistoso.
Leve o pavê a geladeira coberto com filme ou papel alumínio. O ideal é fazer no dia anterior para que os biscoitos absorvam o sabor, mas 4 a 6 horas depois de entrar na geladeira já dá para comer.






Viu, tem que caprichar no coco porque dá pra ver os biscoitos por baixo do creme
Assim ficam os biscoitos na lateral, se você quiser cobri-la
Vai lá, corre no mercado que ainda dá tempo de fazer pro almoço de domingo!
Abraços foodie!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!