Google + Jovem Foodie: O que acontece se comermos apenas um tipo de alimento pro resto da vida?

26 de setembro de 2012

O que acontece se comermos apenas um tipo de alimento pro resto da vida?

Algumas dietas pregam hoje em dia que, para um emagrecimento rápido, deve-se abolir um determinado nutriente da alimentação. Em alguns casos até funciona, mas será que é saudável a longo prazo?
O que aconteceria caso a pessoa se alimentasse apenas de um tipo de alimento pelo resto da vida?

Em todo caso, comer apenas um tipo de alimento o transforma em um veneno para o corpo, que lhe matará pouco a pouco durante a vida. Independentemente da escolha, o alimento (seja grão, fruta, carne ou qualquer outro) levará o corpo à falha de algum órgão, fatalmente. Comer só carne levaria seu corpo a consumir seu próprio tecido muscular, na ausência de carboidrato. E outros alimentos, ao longo do tempo, poderiam causar o Escorbuto (deficiência de vitamina C).

Nenhum vegetal ou legume apresenta, por si só, todos os nove aminoácidos essenciais para construir as proteínas necessárias ao corpo. Por isso, instintivamente, todas as culturas do mundo criaram combinações para atingir a complementação destes aminoácidos - o feijão-com-arroz brasileiro é um exemplo. Na falta de aminoácidos, os anexos da pele (cabelo e unhas) começam a enfraquecer. Os músculos começam a diminuir, até que o coração colapse causando a morte, o que acontece em casos fatais de anorexia.
Comer só carboidratos - arroz, pão ou massas, por exemplo - também causaria deficiência de aminoácidos. Além disso, a deficiência de vitamina C levaria aos terríveis sintomas do escorbuto em cerca de 8 meses: você ficaria letárgico, seus ossos doeriam, apareceriam feridas na pele, queda de dentes, febre e, por fim, a morte.
Em uma alimentação exclusiva de carnes, além da falta da vitamina C, também sofreria com a falta de carboidratos. O corpo começaria a "comer os próprios músculos" para obter a energia necessária para a sobrevivência e... bem... seu coração também é um músculo.

Mas há um alimento completo?
A resposta é: sim, o leite humano! O único alimento que provém todos os nutrientes que os humanos necessitam é o leite humano. O leite materno é um alimento completo. Talvez, para os bebês, a adição de alguns alimentos sólidos poderia suplementar o ferro e outros nutrientes, mas já há o suficiente no leite.
Então, tecnicamente, humanos adultos também poderiam sobreviver apenas de leite materno. A dificuldade estaria apenas em encontrar uma mãe que quisesse doar o leite, e tivesse o suficiente. Por isso, poderíamos sugerir uma "segunda opção": iogurte. Leite fermentado, com bastantes bactérias boas para o trato digestivo.
Esses cenários hipotéticos, para algumas culturas, não são tão hipotéticos assim. Em algumas partes do mundo, a maior parte da alimentação é o arroz. Por isso, cientistas tentam melhorar os grãos para que eles ofereçam uma carga nutricional maior (especialmente vitamina A), para combater a desnutrição.
Do estudo acima, podemos ter uma ideia que, quanto mais variada a alimentação, melhor. Um prato colorido, com verduras, legumes, frutas, carne e grãos certamente fornecerá todos os nutrientes necessários.

Ah, não. Um prato de M&Ms não conta como "colorido"...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!