Google + Jovem Foodie: Dia da independência: sobre a culinária do Brasil

7 de setembro de 2012

Dia da independência: sobre a culinária do Brasil

Feriado de 7 de setembro, quase ninguém tem que trabalhar ou estudar no dia de hoje. Uns aproveitam pra emendar com o final de semana e viajar, outros por esse ou aquele motivo preferem ficar em casa e relaxar um dia a mais. Só que muita gente nem sequer se lembra do que é o feriado: alguns confundem com o dia da bandeira ou, mais comumente, o dia da proclamação da república. É mole?
Pois é, o dia 7 de setembro de 1822 é dia da Independência da nossa nação, quando (oficialmente) ficamos livres dos laços que nos atavam à colônia, Portugal. Finalmente, emancipados, livres politicamente. Mas e a cultura?
Como sabemos, toda a complexidade cultural do nosso país deriva principalmente da pluralidade de origens étnicas e das extensões (continentais) que possuímos. Falei difícil? Explico: nossa cultura é rica porque somos "filhos" de muita gente, e temos muito lugar pra nos espalhar. O Brasil teve influência de indígenas, portugueses, africanos, italianos, árabes, espanhóis, holandeses, franceses, japoneses e muitos outros, e nos espalhamos de Norte a Sul desses 8,5 milhões de km² brasileiros. Nossa cultura é vastíssima! E a culinária então...
São tantas influências que a comida do Brasil tem uma cara própria, variada entre as regiões, porém inigualável a outras nações. Prato típico brasileiro? Difícil é escolher um só! Até se dividirmos por regiões, continua difícil.

Eu tenho orgulho da minha origem. As vezes, fico desgostoso com alguns compatriotas, é verdade, mas nem por isso deixo de amar minha pátria. Sei que somos "emergentes", que temos diversas mazelas políticas, econômicas e sociais que precisamos resolver com urgência, mas no fundo mesmo tenho é orgulho de ter nascido aqui.
Viva a independência! Viva o Brasil!
Post ufanista sim, pra desejar um ótimo feriado a todos, quem for viajar ou ficar em casa, quem gosta ou não do país, quem é do Brasil ou não...

Eeeee como a nossa cultura é assim ampla e encantadora, resolvi fazer uma série de posts (provavelmente 5), sobre a culinária típica brasileira. Vou separar por regiões, pra conseguir abraçar tudo aos pouquinhos. Quem quiser sugerir pratos de determinada região ou achar que faltou algum, fala aí nos comentários que a gente vê o que faz.

Abraços foodie!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!