Google + Jovem Foodie: Bolo de Iogurte e limão

12 de setembro de 2012

Bolo de Iogurte e limão

Boa noite, pessoal! Hoje tem receita, ê!
Essa semana estou descobrindo a terapia que cozinhar significa pra mim, principalmente doces. Quando a massa entra no forno, sempre fica aquela expectativa de será que vai dar certo? será que vai crescer fofinho? Quando cresce então, é uma maravilha :)

Um dos blogs que eu tenho nos feeds é o Panelinha, da Rita Lobo. É uma pessoa que admiro muito, tanto pelo ótimo trabalho no site e nos blogs, quanto pelo programa na GNT. Ah, e pela beleza, porque ê mulher bonita, hein!
E a receita mais acessada do Panelinha é justamente um bolo de limão. Sério, entre milhares de outras receitas super-elaboradas e diversas, a mais procurada é um simples bolo de limão. Eu não to menosprezando o bolo, deve ser maravilhoso... Mas é um bolo. E só.
E por ser muito procurado, eu sempre fiquei com vontade de fazer bolo de limão. Podia ser esse, ou aqueles que tem o interior verde, ou qualquer outro, mas tinha que ser bolo de limão. Nunca fazia porque sempre esquecia de comprar limão, e quando tinha, esquecia de fazer o bolo
Tinha um copo de iogurte natural na geladeira, dois limões na gaveta e uma ideia na cabeça. Procurei uma receita básica, adaptei pra ficar do jeito que eu queria, e aí está. Um bolinho gostoso, macio e super molhadinho, pra comer no café da manhã, no café da tarde, almoço, janta e... *formiga*


Bolo de limão e iogurte

Ingredientes

  • 1 copo (180g) de iogurte natural (usei o desnatado)
  • 1/2 copo de óleo vegetal
  • 2 copos de açúcar
  • 2 copos de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 2 colheres de sopa de raspas de limão ()
  • 1/2 xícara de suco do limão (pra calda)
  • Açúcar (pra calda)
*obs.: O "copo" é o pote do iogurte, use como medida
*obs2.: Aqui, usei dois limões. Na hora de tirar as raspas, cuidado para não raspar a parte branca, porque amarga o bolo.

Como fazer

Na batedeira, coloque o iogurte, o óleo e os ovos. Bata na velocidade alta por 4 minutos. Depois, coloque a farinha e o açúcar, e bata por mais 5 minutos.
Depois deste tempo, adicione as raspinhas da casca do limão e bata por mais um minuto para ficar homogênea. Por fim, pare a batedeira, adicione o fermento e misture até homogeneizar. A massa fica líquida mesmo, não estranhe.
Despeje a mistura em uma fôrma untada e enfarinhada com farinha. Se quiser uma casquinha crocante, passe açúcar antes da farinha.
Em uma fôrma de furo (tipo de pudim), asse em forno médio (180°C) por 50 minutos, ou até passar no teste do palito. Desenforme morno.

Calda

Em uma vasilha que possa ir ao micro-ondas, misture meia xícara de açúcar com o suco. Leve ao microondas por um minuto e meio, para o açúcar dissolver completamente. (O açúcar só dissolve completamente a 60°C).
Quando o bolo estiver morno, faça alguns furos com palito de dente ou garfo e verta esta calda com a colher.

Aí, não é porque é meu "filho" que eu falo: ficou MUITO bom. Até a vizinha (que me emprestou o açúcar) adorou!

Abraços foodie!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!