Google + Jovem Foodie: Sobremesas exóticas pelo mundo

25 de agosto de 2012

Sobremesas exóticas pelo mundo

O último item dessa lista surpreendeu, e me fez ficar reflexivo: porque a cultura dos outros às vezes nos soa exótica? Quantas coisas da nossa cultura não pareceriam absurdas ou bizarras para outros povos?
Mas enfim, este post não é pra filosofar, e sim para mostrar algumas sobremesas curiosas pelo mundo. As combinações de sabores opostos ou de ingredientes inusitados garante para algumas "doces delícias" o título de excentricidade. Vamos conferir?

1. Murtabak (panquecas de queijo e chocolate) - Indonésia

Na verdade, o Martabak é um tipo de "comida de rua" da Indonésia. Consiste em uma panqueca recheada, com uma grande variedade de recheios doces ou salgados. O martabak é feito em uma forma com formato especial, que é untada com manteiga e recebe a massa com o recheio. Ou seja, tem a função de um "crepe" ou uma tapioca aqui no Brasil.
E claro, como há uma grande possibilidade de recheios, obviamente alguém teria que inventar algo estranho: por lá, tem muita gente que gosta da combinação de queijo e chocolate que, pela temperatura de preparo, se misturam e formam uma pasta grudenta e mole, com o grande contraste do queijo salgado e o doce do chocolate. "Surpreendentemente gostoso", dizem alguns.

  2. Tavuk (pudim de leite e peito de frango) - Turquia

Sabores de flan são infindáveis: morango, chocolate, baunilha, caramelo, frango, coco... EI, FRANGO?
Sim, na Turquia existe o Tavuk, um tipo de pudim de leite e peito de frango. Excêntrico? Nem tanto, porque era uma das sobremesas mais tradicionais entre os Sultões.
Feito com farinha de arroz, leite, frango e canela, o Tavuk tem características bem parecidas com a de um pudim de arroz.
E claro, pode comer tranquilo sem o medo de se engasgar com o osso: somente as fibras do peito de frango são usadas, deixando a sobremesa com uma textura muito parecida com a do manjar.

3. Bolinhos de feijão vermelho - Asia


Acho que pela grande comunidade nipônica no Brasil, as sobremesas com o feijão Azuki são conhecidas por aqui. Esse tipo de feijão, de coloração avermelhada e escura, é transformado em uma pasta doce que é utilizada em uma grande variedade de sobremesas, bolos, produtos de confeitaria  e outros.
Acredito que a estranheza esteja em fazer uma correlação: já imaginou um pudim de feijão mulatinho? É por aí, é tudo feijão... Completa com um Mochi (doce japonês feito de arroz), e tem um prato-feito completo hehe

4. Pudim de pão (com manteiga) - Inglaterra

Torrada? Não! Tem jeito melhor de aproveitar aquela meia dúzia de pães amanhecidos que estão guardados no forno desde segunda-feira.
O pudim de pão com manteiga foi inventado por volta do século XVIII pelas donas-de-casa britânicas como forma de evitar desperdícios, mas é muito comum até hoje em dia, dentro e fora do Reino Unido.
O conceito de "pudim de pão" existe aqui no Brasil também. A diferença é que a versão britânica consiste de camadas de pão com manteiga, passas, creme custard, noz moscada, ovos e leite, com um toque de baunilha e especiarias. As versões mais modernas podem ter também frutas (frescas ou em compotas), chocolate e até mesmo cerveja na mistura.
Pelo menos por aqui eu nunca vi usarem a manteiga...

5. Doce de aletria - Portugal

Esse é conhecido por aqui, e não precisa nem dizer o porquê, né? Origens históricas dizem tudo...
Esse doce muito popular (e delicioso) em Portugal é feito de leite, açúcar, baunilha e macarrão do tipo Aletria (um macarrão bem fino, usado também para sopas).
O doce de Aletria é um prato típico das festividades natalinas, e costuma ser muito bem decorado com formas elaboradas feitas com canela em pó.
Não deveria ser tão estranho usar macarrão pra fazer doce... Afinal, não existe arroz doce?


6. Sorvete de Wasabi - Japão

Ok, estávamos jogando no easy até agora, mas veio o Japão com o nivel hard. Se você não entendeu, não conhece o wasabi ou nunca foi vítima de uma dose exagerada desse tempero.
Também conhecido como pasta de raiz forte, o wasabi é um tempero utilizado em sushi, e apresenta uma ardência peculiar. Os sushimen utilizam uma quantidade pequena, apenas para realçar o sabor do peixe e dar um sabor diferenciado.
Quem provou o sorvete disse que ele dá uma sensação gostosa na língua, e que seu sabor é surpreendentemente bom. E se essa delícia gelada não te animar, o Japão ainda tem outros sabores bizarros: que tal camarão, cacto ou asinha de frango? Animou agora?


7. Mars frito - Escócia

Eu já tinha mostrado esse Mars frito aqui neste post, mas não comentei nada a respeito. Trata-se de um preparo comum na Escócia (e em outros países também, principalmente os reis do junk food): uma barra de Mars envolta em massa e frito em imersão. Pra complementar as poucas calorias, ainda é servido com uma porção de sorvete.

8. Tofu de amêndoas - China

Tofu a gente conhece, é aquele "queijo de soja" que, em cubinhos, fica perfeito no fundo do missoshiru (caldo de peixe e cebolinha).
Só que essa sobremesa é uma verdadeira confusão: nem é tofu, e nem é feito de amêndoas. Na verdade, esse prato é feito com o interior das sementes de damasco (que tem sabor parecido ao de amêndoas), e o "tofu" se dá apenas pela textura semelhante. Não leva nada de soja. Contraditório, não?

9. Halva - India

Halva (literalmente "doce", em Árabe) é feito de farinha de sêmola e ghee (manteiga clarificada), cozidos em algum xarope doce. É uma sobremesa típica na Índia, mas também pode ser encontrado no Leste Europeu.
Sua textura é parecida com a de polenta, mas apresenta um sabor muito doce. Há também outros sabores de Halva: com cenoura (gajar halwa), feijões (for moong dal halwa), grão de bico (chana daal halwa) e lentilhas.

10. Creme de abacate - Brasil (ê ô)

"Ah Guilherme, que que tem o coitado do creme de abacate?" Nada, porque somos brasileiros. Por aqui, associar o abacate a algo doce é o normal. Nas outras partes do mundo, onde o mais comum é o avocado (variedade menor e menos doce), essa fruta é usada em preparações salgadas. Lembra do guacamole? Então, aquela pasta verde e apimentada do México é feita de abacate.
Por isso, para os outros países, nosso creme de abacate - que pode ser feito com leite condensado, leite, coco ou o que você quiser - é tão exótico. Interessante ver nossos hábitos pelos olhos dos outros, né?

Originalmente daqui, vi no Gordelícias

Adorei essas preparações. Como sempre digo, provaria todas.
Bom final de semana, e abraços foodie!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!