Google + Jovem Foodie: Chocolate de frutas criado por cientistas tem só metade da gordura

15 de agosto de 2012

Chocolate de frutas criado por cientistas tem só metade da gordura

Quando eu dizia que queria fazer Engenharia de Alimentos, sempre me falavam: "Ah, você PRECISA descobrir um jeito de fazer um chocolate que não engorde". Bem, que não engorde nada ainda é impossível, mas cientistas britânicos conseguiram um grande avanço.

Os pesquisadores da Universidade de Warwick, do Reino Unido, conseguiram extrair parte da manteiga de cacau e da gordura do leite encontrados no chocolate branco, ao leite e amargo, e substituir por gotículas de suco de laranja e cranberry (oxicoco). Os resultados foram publicados no "Journal of Materials Chemistry".
Como tem a outra parte de gordura, e também graças a adição de um composto chamado "Polimorfo V" (que mantém a aparência brilhante, a firmeza e o derretimento suave na boca), o novo chocolate não tem alterações no sabor.
O resultado final é um chocolate com gosto frutado, mas que também pode ser aproximado ao original se, ao invés dos sucos, forem utilizados água e vitamina C.


"Nosso estudo é apenas o ponto de partida para um chocolate mais saudável. Estabelecemos a química por trás dessa nova técnica, e agora estamos esperando que a indústria alimentícia utilize o método para fazer barras saborosas e com menor teor de gordura", disse Stefan Bon, do departamento de Química de Warwick.

Pois é, essa é a parte apaixonante no campo que eu escolhi: as pessoas buscam por coisas saudáveis, mas não conseguem abrir mão das características conhecidas. Por isso, muito estudo é necessário para atender às novas demandas que surgem, cada vez mais exigentes... É trabalho pesado! Parabéns aos envolvidos no projeto.

E você leitor, comeria com só 50% de culpa uma barra de chocolate com 50% menos gordura?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!