Google + Jovem Foodie: Temakibe, pra quem não gosta de carne crua

20 de julho de 2012

Temakibe, pra quem não gosta de carne crua

Quem me conhece, sabe que eu sou contra certas invencionices relacionadas a culinária que vejo por aí. Mas entenda: não sou contra inovações, sou contra quem pega uma receita tradicional, faz uma modificação bizarra que tire toda a caracterização desta receita, e continua como se nada tivesse acontecido.
Já vi gente pedir "misto quente sem presunto", "caipirinha de vodka", "baião de dois sem feijão" e "sushi sem arroz".
Entenda, misto quente sem presunto é queijo quente. Capirinha feita com vodka não é mais caipirinha, e sim, caipivodka (ou vodka limonada). Baião de dois sem feijão pode ser no máximo um arroz de forno com queijo coalho, e sushi, tradicionalmente, é peixe em arroz avinagrado. Entende?

Por isso, apesar de eu mesmo fazer algumas invenções na cozinha, não me acho contraditório. É uma questão de manter princípios, ou inventar algo com outro nome.
Jamais eu enrolaria carne moída na alga Nori e chamaria de "sushi de carne moída". Cadê o peixe, cadê o arroz? Já a receita (ou dica, porque é simples) que estou apresentando hoje não quebra nenhum princípio.
Temaki é o nome original para aqueles cones que servem em restaurante japonês, e significa literalmente "enrolado com a mão" ou "rolinho de mão": "te" significa mão, e "maki", rolo ou enrolado.

Não é todo mundo que aceita muito bem a ideia de comer carne crua (mesmo de peixe), ou "arroz papa". Conheço gente que se pela de nojo só de pensar em sushi. Pena, porque a culinária japonesa, quando bem executada, é deliciosa!
Pensando nessas pessoas, hoje fiz uma invencionice, uma pisada de pé nos chefs "sansei" que ensinam essa arte dos sushis, mas eu preciso compartilhar (agora que já me expliquei): Temaki de carne moída!


Na verdade, é um Temaki de Kibe, porque eu peguei um kibe, "desconstruí" e enrolei na alga Nori. O modo de fazer é o tradicional, de qualquer Temaki, só que a carne moída precisa estar fria, e deve ser pressionada contra a alga (para que não desmonte na hora de enrolar).
Fica bom se a carne moída estiver bem temperada, e acompanha o molho que você quiser. Faz em casa pra aquele seu amigo chato que não gosta de sushi, vai que ele muda de ideia depois desse primeiro contato?


Abraços foodie!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!