Google + Jovem Foodie: Desafio foodie: kiwi

24 de julho de 2012

Desafio foodie: kiwi

Bom dia galere foodie!
Lembra do desafio de comer vegetais do modo "natural", com casca e tudo mais? Pois é, ontem estava visitando o mercado quando passei pela seção de frutas e encontrei kiwis. Sim, aquela fruta de casca marrom e peluda, com interior verde e cheio de sementinhas pretas, por vezes de polpa azeda mas de sabor característico! Nossa, quanto tempo eu não comia kiwis! Sério mesmo!
Na hora, pensei no desafio foodie: pelos são a última coisa que você quer encontrar no que está no seu prato, certo? E o kiwi já tem seus próprios pelos. Quem ia querer comer um treco desse com casca?
Só o Jovem Foodie. 
Decidi levar: peguei uns kiwis, botei no saco do mercado e fui pro caixa, já pensando que aquilo ali seria o café da manhã do dia seguinte.
Quando eu cheguei em casa, resolvi pesquisar sobre a casca do kiwi. No site LiveStrong encontrei isso:
"A casca do kiwi é rica em flavonóides, fibras insolúveis e ácido fólico. Flavonóides apresentam fortes propriedades antioxidantes, o que protege os vasos sanguíneos e outros tecidos dos efeitos danosos dos radicais livres. Flavonóides também apresentam propriedades anti-inflamatórias e anti-alergênicas. As fibras insolúveis são benéficas para o trato intestinal por aumentar o volume das fezes, estimulando a defecação, absorvendo toxinas e limpando o cólon, de acordo com o 'Biochemical, Physiological and Molecular Aspects os Human Nutrition'. O ácido fólico está envolvido no metabolismo, produção de glóbulos vermelhos do sangue e desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso."

Ou seja, além de não ser venenosa, a casca do kiwi é muito benéfica! Fiquei animado principalmente pelas fibras insolúveis, porque já tinha ouvido falar sobre as propriedades laxativas desta parte do kiwi.
Acordei no outro dia, lavei muito bem a casca do kiwi a esfregando sob água abundante, e fui pra mesa:


O que achei?

Eu achei que a casca fosse mais resistente aos dentes, mas não! Quando a gente morde, a casca se rompe muito facilmente, semelhante à casca do pêssego.
Outro ponto positivo foi o sabor: a casca não é amarga. Na verdade, não senti nenhum sabor distinto, que pudesse atribuir a casca. Os pelos do kiwi não incomodam na boca, ao contrário do que parece.
Um fato que eu percebi (mas não sei se posso atribuir ao kiwi ou a alguma outra coisa) foi que, após comer, fiquei com coceira na garganta, como se fosse uma pequena reação alérgica. Sei que hoje em dia, muitas crianças nascem alérgicas a essa fruta, mas até então eu não sou. Preciso testar o kiwi com casca em outra oportunidade para ver se fico assim de novo.
No mais, kiwi com casca está APROVADO e recomendado!

Até o próximo desafio e estou aceitando sugestões! Abraços Foodie!!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!