Google + Jovem Foodie: Comidas inteligentes contra a compulsão

30 de julho de 2012

Comidas inteligentes contra a compulsão

Uma boa notícia para aqueles que sofrem de transtornos de compulsão alimentar: uma equipe de cientistas holandeses começou a pesquisar sobre "alimentos inteligentes", que causariam a saciedade mais rapidamente.

Quando estamos em uma refeição, o nosso sistema digestivo entra em contato com os nutrientes presentes nos alimentos. Quando estes nutrientes começam a ser absorvidos, o corpo os detecta, e começa a enviar para o cérebro a sensação de saciedade. Depois de aproximadamente 20 minutos após iniciar a refeição, o cérebro avisa: "estou satisfeito".
Para os especialistas envolvidos na pesquisa, antecipar este aviso seria a chave para combater a obesidade e a compulsão alimentar. Assim, a ideia principal da pesquisa é que os "alimentos inteligentes" contenham a química necessária para simular ao cérebro a sensação de saciedade.

"Sabemos que os nutrientes interagem com as células intestinais, o que libera mensageiros químicos - hormônios - para que o cérebro sinalize que o estômago está cheio", disse o endocrinologista Jens Holst, da universidade de Copenhagen, na Dinamarca. E é esta mensagem que está sendo "decodificada" para combater a obesidade.
Holst descobriu uma pequena molécula no intestino, chamada GLP-1, que atua nas partes do cérebro responsáveis pela regulação do apetite. Ele agora está envolvido em um projeto para descobrir exatamente como que o cérebro percebe que o estômago está cheio.

O time de cientistas está planejando descobrir e identificar exatamente quais os componentes dos alimentos que interagem com o intestino e o estômago para gerar a sensação, e produzir remédios a partir destes componentes que enganem o cérebro, gerando a sensação de saciedade mais cedo.
Fonte: Daily Mail

É o que eu sempre falo: hoje, vivemos em uma epidemia de obesidade, isto é fato. O lado bom disto é que a cada dia aparecem novas pesquisas de métodos para combater essa obesidade generalizada, e talvez daqui a alguns (poucos) anos a obesidade possa ser facilmente controlada.
Mais essa linha de pesquisa aí, esperamos que gere algum resultado...

Abraços Foodie!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de deixar sua opinião sobre o blog ou a postagem!